Mulher parda com obesidade aplicando uma caneta do medicamento GLP-1
Dra. Julia Pitangui
Dra. Julia Pitangui
Em destaque

A nova era no tratamento da obesidade: os medicamentos GLP-1

Descubra como os medicamentos da classe GLP-1 estão transformando o combate à obesidade e abrindo caminhos para um futuro mais saudável na sociedade.

A obesidade é considerada pela OMS como um dos principais problemas de saúde pública do século XXI. Ela sempre foi uma das doenças mais difíceis de se tratar, principalmente por exigir mudança de comportamento, ou também conhecido como mudança do estilo de vida.

Há poucos anos atrás, o tratamento da obesidade estava centrado unicamente na nutrição, junto com a mudança do estilo de vida. Ela sempre careceu de opções de tratamentos, fazendo muitos caírem em "chás milagrosos" ou falsos medicamentos muitas vezes perigosos ou até fatais. No final, a jornada sempre foi muito árdua e muitas vezes desanimadora.

Tratamento de obesidade antes dos medicamentos GLP-1
Tratamento de obesidade antes dos medicamentos GLP-1.

Uma nova esperança: os medicamentos análogos do GLP-1

No entanto, nos últimos anos, finalmente o cenário começou a mudar. Surgiram os medicamentos da classe análogos do GLP-1 (semaglutida, liraglutida, etc). Estes fármacos abriram um novo horizonte, apresentando resultados promissores respaldados por evidências científicas robustas. Eles possuem uma ação de facilitar a perda de peso, influenciando no apetite e na saciedade, contribuindo de maneira significativa para o emagrecimento.

Medicamentos como catalisadores de mudança

Esses novos medicamentos estão trazendo eficiência no tratamento. Antes deles, o paciente demorava meses para ver um resultado na perda de peso. Isso prejudicava muito na sua disciplina e motivação para a mudança do estilo de vida.

Agora, com esses medicamentos, a evolução está sendo muito mais visível. Isso está sendo um enorme facilitador, servindo como motivação diária para que os pacientes se comprometam mais na adoção de novos hábitos alimentares, buscarem uma vida mais ativa e também reduzindo todas as comorbidades que vem com o excesso de peso. Afinal, para o tratamento da obesidade no longo prazo, não adianta medicamento se não houver mudança do estilo de vida.

Tratamento de obesidade depois dos medicamentos GLP-1
Tratamento de obesidade depois dos medicamentos GLP-1.

O caminho para uma vida mais saudável

Embora o tratamento da obesidade continue sendo um desafio, hoje, a combinação desses medicamentos junto com uma orientação médica qualificada aumentam significativamente as chances de sucesso.

Encontrar um médico capacitado que entenda profundamente tanto as opções de tratamento quanto as complexidades da mudança do estilo de vida é fundamental para aproveitar ao máximo os avanços recentes e trilhar um caminho mais efetivo e promissor.

Se você sofre com este problema, você pode sim fazer parte desta revolução. Conte comigo para isso!